Grupo Operativo


Grupo Operativo é um espaço potencial de transformação individual através de uma experiência de grupalidade.

Tecnicamente falando, grupo operativo é uma ferramenta psicanalítica que tem prazo de execução, número de participantes e objetivos previamente definidos através da delimitação de uma tarefa específica.

A proposta é promover um processo grupal de aprendizado, através de uma leitura crítica da realidade, bem como de uma apropriação ativa dessa realidade. Estimulando nos participantes uma atitude investigativa, e transformando este aprendizado em sinônimo de mudança.

O produto final de um grupo operativo é a elaboração de um conhecimento que, se colocado em prática, possa transformar a realidade dos participantes. 

Desde 2008, regularmente são oferecidas novas turmas de grupos operativos abertas ao público em geral. Confira o calendário e o foco de trabalho das próximas turmas no site do Laboratório Instigante: http://www.laboratorioinstigante.com.br

Abaixo alguns exemplos de grupos operativos realizados pelo Projeto Instigar nos anos anteriores:

Laboratório Instigante - Turma focada em Transformações

Um grupo de pessoas reunidas para estudar e trabalhar formas de transformação de vida através de 1+10 encontros: O Workshop Preparando Transformações serve para mapear e transitar pelas questões mais significativas relacionadas a transformações de vida, enquanto o Laboratório Instigante serve como ponto de apoio para aprofundar o estudo e acompanhar na prática a fase inicial do processo de transformação.
Saiba mais em: www.laboratorioinstigante.com.br



2012-GrupoOperativo-ResilienciaCriativa.jpg
Grupo Operativo Resiliência Criativa

Resiliência é o termo da física que significa: "Propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica.”
Se emprestarmos este termo para o mundo psíquico: Como é o seu grau de persistência para realizar algo que você deseja? Qual é a sua tolerância à frustrações? Qual é o seu tempo limite para reagir às frustrações? E exatamente como você reage? Qual é a sua capacidade de recuperação? Como você recicla esta experiência nas novas situações que geram angústia e frustração? Como você compartilha esta experiência com as outras pessoas?
 

Logo-Grupo-Operativo-2011-Escolhas.jpg
Grupo Operativo sobre Escolhas

O foco de trabalho deste grupo operativo é, a partir das discussões e das contribuições dos participantes, analisar como funcionam os processos de escolha; investigar quais são as dificuldades envolvidas em se fazer escolhas; investigar quais são os afetos que interferem nestes processos; investigar porque tais afetos geram sofrimento; investigar como os participantes se posicionam frente as suas escolhas; se apropriar da consequencias das suas próprias escolhas; e, principalmente, com base em tal análise, elaborar um conhecimento grupal sobre formas menos sofridas de se lidar escolhas e com os processos de escolha, e seus desdobramentos.
 



Mail-32.png Receba a programação de encontros e grupos operativos do Projeto Instigar por e-mail, através do GoogleGroups:
Basta seguir este link, digitar seu e-mail e seguir as instruções de confirmação do próprio GoogleGroups.
O grupo é usado exclusivamente para divulgação dos eventos e artigos, com uma média de 1 a no máximo 3 e-mails por mês.