(O grupo ainda não começou. Os encontros iniciarão assim que tivermos o quórum mínimo.) 

(Respeitando as orientações da OMS sobre o isolamento social, os encontros serão realizados online, via Internet, através da plataforma Zoom.)

 

 

OBJETIVOS
 

Atividade de acolhimento, escuta e intervenção de grupo voltado para pessoas interessadas em pensar sobre sua Alimentação & Saúde a partir do período da Quarentena.

 

A proposta é a instauração de um processo: para ser vivenciado como uma experiência de capacitação subjetiva, investigando aspectos emocionais que estão presentes nas questões relacionadas ao processo de adaptação a este novo estilo de vida convocado (e imposto) pela pandemia de coronavírus.

 

Sempre levando em consideração o fato que cada participante estará focado na sua própria pesquisa, a proposta básica dos encontros é proporcionar um espaço acolhedor, seguro e confidencial para uma discussão absolutamente franca em torno dos temas em investigação, e sobre como eles interferem nos projetos individuais de Alimentação & Saúde a partir da Quarentena. 

 

As questões a serem trabalhadas serão elencadas pelos próprios participantes durante a realização do grupo.

 

 

FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE
 

Utilizando a escuta psicanalítica como alicerce, trata-se essencialmente de um trabalho sensível em que, através da escuta e interpretação das angústias e demais afetos do grupo, cada participante possa dar voz ao seu sofrimento, e se reconhecer empaticamente no sofrimento das demais participantes. É através do tratamento destes sofrimentos pelo grupo, que se possibilita algum tipo de mobilização para que cada participante tenha condições subjetivas de pensar sobre aspectos da sua Alimentação & Saúde, ao atravessar a situação da Quarentena.

 

Ao promover um processo grupal de aprendizado através desta leitura sensível da realidade, a atividade se oferece como um espaço potencial para a transformação individual, através de uma experiência de grupo.

 

Contando com um grupo fixo de participantes, será realizado através de uma bateria de 24 (vinte e quatro) encontros de 1 (uma) hora, distribuídos 2 (duas) vezes por semana durante o período de 3 (três) meses. (A distribuição dos encontros poderá ser alterada, por decisão do próprio grupo, quando a quarentena for finalizada. Leia abaixo!)

 

Respeitando as orientações da OMS sobre o isolamento social, os encontros serão realizados online, via Internet, através da plataforma Zoom.

 

Pelo menos dois destes encontros a cada mês, será uma Roda de Conversa contando com um especialista convidado a compartilhar o seu conhecimento relacionado ao tema de Alimentação & Saúde. Especificamente nestas Rodas de Conversa com especialistas convidados, serão aceitas inscrições avulsas de pessoas que não fazem parte do grupo.

 

METODOLOGIA
 

A metodologia utilizada é o Grupo Operativo desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista Pichon Rivière. Uma ferramenta que promove um processo grupal de aprendizado, através de uma leitura sensível e crítica da realidade, bem como de uma apropriação ativa dessa realidade. O uso da metodologia facilita que diversos conteúdos "não ditos" possam emergir durante as interações do grupo, estimulando nos participantes uma atitude investigativa, e conferindo a esse aprendizado grupal uma potencia transformadora.


Contando com um grupo fixo (e pequeno) de participantes, tem prazo de execução e objetivos previamente definidos através da delimitação de uma tarefa específica. 

 

Porém, dado o ineditismo da situação pandêmica, desde que hajam vagas disponíveis, serão aceitos novos integrantes mesmos após o início oficial das atividades do grupo. Para estes novos integrantes, os encontros irão se prolongar pelo tempo necessário para que percorram seu próprio processo de 3 meses de trabalho, independente do cronograma oficial do grupo de apoio.

 

A coordenação das atividades do grupo operativo é realizada pela psicanalista Débora Andrade.

Clínica Psicanalítica Expandida

 

 

DURAÇÃO: 24 encontros de 1 hora (distribuídos duas vezes por semana no período de 3 meses).
DATAS:    Terças e quintas feiras, das 11h às 12h.

(O grupo ainda não começou. Os encontros iniciarão assim que tivermos o quórum mínimo.) 

IMPORTANTE:    A distribuição dos encontros poderá ser alterada, por decisão do próprio grupo, quando a quarentena for finalizada.

Enquanto perdurar a quarentena, os encontros serão nestes dias e horários definidos acima. Quando a quarentena for finalizada, os integrantes do grupo fixo decidirão, em conjunto, a forma como continuar a realização dos encontros até o final do trabalho proposto (que terá, de qualquer forma, a duração de 3 meses). Por exemplo: No final da quarentena os integrantes do grupo poderão decidir transformar os dois encontros online de 1 hora por semana em apenas 1 encontro presencial de 2 horas por semana até o término dos 3 meses de trabalho. Ou, poderá decidir manter os encontros online. Será uma decisão conjunta do grupo.

A prioridade será dar continuidade ao processo iniciado! Independete da forma online ou presencial.

LOCAL:   Internet – Será realizado através da plataforma Zoom.
 

VALOR COLABORATIVO para participar do Grupo de Apoio (período de 3 meses):        

Pague na mensalidade do Grupo de Apoio o quanto puder: como uma troca, com base em como esta iniciativa ajuda você.

 

INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS VIA este formulário.

 

 

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Equipe envolvida nas Rodas de Conversa

 

Confira o detalhamento sobre as diversas Rodas de Conversa que fazem parte desta iniciativa!

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 

Grupo de Apoio

Laboratório Instigante

Turma Artemis 2018

 

DURAÇÃO:  12 encontros de 2 horas.
DATAS:    Terças feiras, dias  8, 15, 22 e 29/Maio; 5, 12, 19; 26/Junho e 3, 10, 17 e 24/Julho das 19hs às 21hs
LOCAL:   Centro Cultural Artemis - Rua Dr Costa Júnior, 216 - Água Branca, São Paulo/SP.
VALOR:   R$ 750,00 (ou 3 x R$ 250,00)

 

Parte da renda será destinada ao Centro Cultural Artemis, que é um braço da Associação Artemis, ajudando a dar suporte financeiro ao importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela ONG desde 2013.
 

INSCRIÇÕES JÁ ESTÃO ABERTAS VIA SITE DA ASSOCIAÇÃO ARTEMIS

https://www.artemis.org.br/events/laboratorio-instigante-transformacoes-grupo-de-apoio

 

OBJETIVOS
 

Atividade de acolhimento, escuta e intervenção de grupo voltado para mulheres em situação de vulnerabilidade que estão em busca de um espaço para pensar sobre uma transformação de vida com mais autonomia.

 

O objetivo do Laboratório Instigante é possibilitar que as participantes se apropriem pela transformação das suas próprias vidas, focando, principalmente, em algo essencial do ser humano que usualmente é negligenciado por técnicas e ferramentas de planejamento de cunho puramente intelectual ou objetivo: o corpo sensível e emocional.

 

A proposta é a instauração de um processo: para ser vivenciado como uma experiência de apropriação e capacitação subjetiva cujo objetivo é investigar os aspectos emocionais e sensíveis que são recorrentes nas questões relacionadas a processos de transformação de vida.

 

Sempre levando em consideração o fato que cada participante estará focada na sua própria pesquisa, a proposta básica dos encontros é proporcionar um espaço acolhedor, seguro e confidencial para uma discussão absolutamente franca em torno dos temas em investigação, e sobre como eles interferem nos projetos individuais. 

 

Alguns exemplos de questões que poderão ser discutidas pelo grupo:

 

Quais são as forças emocionais que afetam seu processo de transformação de vida?
O que são, e quais são os desdobramentos de transformações de vida?
Como fica a ansiedade durante o processo?
Como é a sua capacidade de autonomia?
Os relacionamentos pessoais sofrem tempestades emocionais durante o processo?
Como são feitas suas escolhas? 
Será que a destrutividade e os auto-boicotes acontecem com frequencia?
Como você lida com as perdas e frustrações?
A depressão é um risco?
A resiliência psíquica é uma possibilidade?

 

Outras questões serão elencadas pelas próprias participantes durante a realização do grupo.

 

FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE
 

Utilizando a escuta psicanalítica como alicerce, trata-se essencialmente de um trabalho sensível em que, através da escuta e interpretação das angústias e demais afetos do grupo, cada participante possa dar voz ao seu sofrimento, e se reconhecer empaticamente no sofrimento das demais participantes. É através do tratamento destes sofrimentos pelo grupo, que se possibilita algum tipo de mobilização individual para que cada participante tenha condições subjetivas de atravessar a situação traumática, abrindo, desta forma, espaço para que entre em contato com seus desejos, e, consequentemente, inicie o processo de se apropriar pela transformação da sua situação de vida.

 

Ao promover um processo grupal de aprendizado através desta leitura sensível da realidade, a atividade se oferece como um espaço potencial para a transformação individual, através de uma experiência de grupo.

 

Contando com um grupo fixo de participantes, o Laboratório Instigante será realizado através de uma bateria de 12 (doze) encontros de 2 (duas) horas,

distribuídos durante o período de 3 (três) meses.

 

Cada encontro é composto por:


(a) Uma breve problematização sobre o tema objeto de investigação;
(b) Seguida de uma discussão entre as integrantes do grupo. 
Pelo menos um destes encontros será uma visita a uma exposição de artes em São Paulo.

 

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é o Grupo Operativo desenvolvido pelo psiquiatra e psicanalista Pichon Rivière. Uma ferramenta que promove um processo grupal de aprendizado, através de uma leitura sensível e crítica da realidade, bem como de uma apropriação ativa dessa realidade. O uso da metodologia facilita que diversos conteúdos "não ditos" possam emergir durante as interações do grupo, estimulando nos participantes uma atitude investigativa, e conferindo a esse aprendizado grupal uma potencia transformadora.


Contando com um grupo fixo (e pequeno) de participantes, tem prazo de execução e objetivos previamente definidos através da delimitação de uma tarefa específica. A coordenação das atividades do grupo operativo é realizada pela psicanalista Débora Andrade.

Clínica Psicanalítica Expandida
 

 

 

 

 

ARTEMIS-logo-2.jpg


Mail-32.png Receba a programação de encontros e grupos operativos do Projeto Instigar por e-mail, através do GoogleGroups:
Basta seguir este link, digitar seu e-mail e seguir as instruções de confirmação do próprio GoogleGroups.
O grupo é usado exclusivamente para divulgação dos eventos e artigos, com uma média de 1 a no máximo 3 e-mails por mês.